sábado, 1 de julho de 2017

Salvador Sobral

Alguém que começa e acaba o dia com uma máquina ligada ao coração. Com data marcada para uma operação que decidirá a vida inteira e onde, mesmo que tudo corra bem, não deixará de prevalecer a incerteza de tudo o que virá depois. Presumo que lhe reste uma de duas atitudes: ou se entrega à depressão ou brinca com tudo isto.

O Salvador parece ter escolhido a segunda opção. Estranha ironia que o reconhecimento do público, a celebridade e a fama sejam o destino desejado de quase todos os artistas, ou de todos nós. E ei-lo chegado tão jovem a esse lugar raras vezes atingido com a lucidez implacável que não deixa de assinalar o metrónomo que lhe auxilia o bater do coração.

Que estranho e mágico lugar deve ser a vida do Salvador Sobral. Que estranho lugar será esse, onde os dias mais felizes da tua vida podem ser também os piores dias da tua vida. Antes de brincar com a sua frágil humanidade cantava as palavras da Joni Mitchell, que estás no meu sangue como vinho sagrado, tão amargo, tão doce.

Hão-de existir sempre aqueles que estão prontos a ceifar os artistas num momento de vulnerabilidade. Não percebem que os artistas são aqueles que oferecem sempre o que têm de mais frágil, aquilo que todos os outros, todos nós, escondemos do mundo. Venham de lá as hordas indignadas, venham de lá com os vossos escândalos. São a espuma de coisa nenhuma.

O mar é lá longe.

8 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Desejo que todo corra bem ao Cantor.



Bom fim de semana
Beijo

Elvira Carvalho disse...

Gostei. Admiro o Salvador pela sua simplicidade, pela sua postura. Não me escandalizei com as suas palavras, que considerei uma crítica à postura de muita gente. escandalizei-me com o aproveitamento descarado das estações televisivas, cada uma tentando tirar o protagonismo à outra, e com os satinhos gritinhos e risinhos de uma dessas locutoras que parecia estar numa grande festa.
Um abraço e bom fim de semana

Graça Pires disse...

Um bom texto. De quem sabe o que diz...
Bom fim de semana.
Beijos.

Profª Lourdes disse...

Boa tarde amiga! Amei sua postagem, como sempre cuidadosamente elaborada. Parabéns! és muito jovem e linda! mas sei das limitações que ao passar dos anos temos que ter, pois acabei de completar 65 anos e muitas vezes essas dores indesejadas nos afastam do computador.o importante é vivermos bem cada fase de vida. Um final de semana de muita paz e uma nova semana feliz e abençoada com muitas esperanças de dias melhores.
Abraços da amiga Lourdes Duarte.

Zulmira Romariz disse...

É assim amiga, há pessoas que superam tudo, formidável, bjs amiga, boa semana

Pedro Coimbra disse...

Uma piada de mau gosto não pode ser o suficiente para crucificar alguém, caramba.

Beatriz Bragança disse...

Querida Irene
Que belo texto! Concordo plenamente consigo.
O Salvador (oxalá seja salvo pela Medicina) devia tomar conhecimento do que sobre ele escreveu.Acho que ele precisa do carinho de todos nós. Bem haja.
Um beijinho
beatriz

Rita Sperchi disse...

carinho ,amor fé e muito cuidado
faz milagres na nossa vida, é esse
que espero saber, td se supera..
E aproveito para te convidar para
uma brincadeira, no meu Blog, vai gostar
espero vc

Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!