quarta-feira, 18 de março de 2015

Novas regras na utilização do Facebook(Fonte: Observador)

Alguns exemplos citados no código de consulta:
  • Nudez: Apesar de o Facebook nunca ter permitido a nudez, os utilizadores não sabiam claramente qual é o limite para a exposição do corpo. “Órgãos genitais ou nádegas totalmente expostas serão retirados. Imagens de seios serão restritas se aparecer pelo menos um mamilo, mas fotos de mulheres amamentando serão sempre permitidas”, diz a publicação.
  • Discurso de ódio: qualquer incitação ao ódio é proibida, a não ser que o conteúdo publicado sirva para “desafiar ideias, instituições e práticas”. No entanto, é aconselhável que “se indique claramente” que este é o seu objetivo.
  • Produtos regulamentados (como drogas, álcool e armas): Facebook diz que “revendedores não autorizados” não podem comprar ou vender drogas através da plataforma, mas não define o que torna alguém “autorizado”. As transações “autorizadas” não podem ser cobradas por meio de ferramentas do Facebook.
  • Atividade criminal: aqui não há ambiguidade. Não se pode promover crimes, ameaçar uma figura pública ou participar de atividade terrorista no Facebook. Caso aconteça, a rede social irá denunciar o utilizador às autoridades.
O código de conduta do Facebook responde às críticas que a rede social tem recebido de diversos grupos minoritários, como o de mulheres que passaram por uma mastectomia cujas fotos do seu corpo foram removidas da plataforma, e de drag queens cujos perfis foram apagados por não utilizarem o seu nome de nascimento.
Na passagem pelo World Mobile Congress neste mês em Barcelona, Mark Zuckerberg já tinha comentado sobre a importância do controlo das publicações no Facebook. “Queremos dar voz ao maior número de pessoas possíveis em todos os países do mundo, mas também queremos estar seguros que não se promovem conteúdos violentos ou perigosos e, para isso, revemos bem os requerimentos que nos chegam”, afirmou.


3 comentários:

Mona Lisa disse...

Obrigada pela partilha.

Concordo com haja regras.

Beijinhos.

Cidália Ferreira disse...

Mas isso não é só de agora? ou é?
Vejo cada uma por aí, looool

Beijinhos
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Ana Bailune disse...

Mark Zuckerberg é um menino inteligente que criou algo maravilhoso, mas como tudo o que é criado nesse mundo, alguém sempre estraga. acho que as regras ainda estão macias. Precisavam ser mais fortes. Por exemplo, acho que os comentários ofensivos deveriam ser punidos. A propaganda enganosa também - existe uma página que fala sobre o perigo da ração para os cães, e finge vender um livro sobre como alimentar os cães saudavelmente; mas acredito, através dos comentários, que não passa de uma página fake cheia de links que roubam senhas.